ARMÊNIA-BRASIL

Home

Minha História

Alfabeto

Cultura

Contos Épicos

David de Sassun

Dicionário
Armênio-Português

Dicionário
Português-Armênio

Genocídio

História

Khent

Links

Mapa

Publicações

Minha História

Corcovado - Brasil

Khatchkar - Armênia

 

Torre Eiffel - França

     

Antes de mais nada, queria me apresentar para aqueles que não me conhecem. Nasci na França nos idos de 1929. Meu pai, Hovsep Apovian, conseguiu escapar do primeiro genocídio do século, perpetrados pelos Turcos otomanos em 1915. Nascido na Turquia, em Marach no início do século em 1900, conseguiu alcançar primeiro Alepo, depois Beirut, Jerusalém e finalmente desembarcou em Paris. Por sua vez, minha mãe, nascida também na Turquia em 1910, na cidade de Adabazar, alcançou o porto de Izmir com sua mãe seus três irmãos e irmãs, de onde viajou para a Grécia e em seguida para Paris. Os dois se encontraram em 1927, casaram em 1928 e eu nasci em 1929.

De todos os países da Europa ocidental, o único a aceitar os refugiados foi a França. Foram aceitos como apátridas. Quando nasci meu pai foi até a "mairie" para me registrar. Em primeiro lugar o avisaram, que por ser filho de apátridas, poderia reclamar a cidadania francesa e assim sendo poderia ser considerado "francês naturalizado". Neste caso meu nome não poderia ser GARBIS como meu pai pleiteava, mas sim a sua tradução em francês CHARLES.

Quando completei seis anos, meu pai achou por bem me mandar para um colégio interno, o magnífico colégio "MEKHITARIAN" onde permaneci durante quatro anos, até o início da Segunda Guerra Mundial.Conheci a ocupação alemã e depois da Liberação, no dia 26 de Novembro de 1948 cheguei ao Brasil. Casei com uma Brasileira descendente de Armênios e tive uma filha, hoje casada com dois filhos.